terça-feira, 27 de outubro de 2020

MORDOMIA DO CORPO, UMA SÍNTESE.

 

 


By Eudmarly Sena

INTRODUÇÃO

A Bíblia sem dúvida alguma nos adverte acerca do cuidado que devemos ter do corpo. Ele é algo dado por Deus! E essa outorga por si só já revela a responsabilidade que nos foi dada. Somos mordomos de Deus, essa mordomia não inclui apenas coisas espirituais, como já sabemos e, portanto, o corpo está nessa lista dos cuidados que devemos ter a serviço de Deus.

É sempre uma questão negligenciada essa do cuidado do corpo. Enfatizamos sempre, e muito bem, a mordomia dos dons, talentos, bens e etc., enquanto olvidamos que diante de Deus também temos o dever de cuidar de nosso corpo.

Quero trazer três pontos que principiam razões pelas quais a mordomia do corpo é uma disciplina tão importante:


  1. DEUS É O CRIADOR DO NOSSO CORPO.

Justamente em função de Deus ser o Criador de nosso corpo é que a mordomia é tão importante. Talvez não seria tanto se fôssemos resultado de um processo evolutivo ou fruto de uma eventualidade, mas definitivamente esse não é o caso. Pois disse Deus: “Façamos o ser humano à nossa imagem, ele será semelhante a nós”.1

No Salmo 139 salmista Davi demonstrou rendição absoluta à Deus quando admirado ofereceu louvores pelo grandioso feito do Senhor: a formação do corpo. No verso 14 ele reverencia: “Eu te louvarei, pois eu assombrosamente e maravilhosamente fui feito...”.2

Deus é o Criador de todas as coisas e sendo Criador é Senhor. Como Senhor merece nossa rendição e serviço. E cuidar de nosso corpo é um serviço que prestamos a Deus bem como vários outros que enfatizamos. Mas quanto a esses achamos que eles estão acima daqueles. Com isso, chegamos ao ponto de relegar o cuidado do corpo e, assim, não estimamos a grandiosa importância no cuidado do corpo, o qual é tão importante quanto outros que mais enfatizamos.

Nosso corpo foi criado por Deus e reflete a Glória de Deus!

Ainda no Salmo 139 vemos nos versos 15 e 16 quando cada ponto do corpo estava sendo formado, e isso acontecia sob os olhos atentos de Deus, cada passo levava a um registro divino, cada momento tinha a preciosa atenção divina. Que maravilha! Que privilégio!

No entanto de outra forma não poderia ter sido, pois o corpo não serviria apenas para invólucro da parte imaterial (alma e espírito), Deus tinha em mente que fossemos, o que de fato aconteceu, morada sua, santuário na qual ele viria a habitar. E esse é o nosso segundo ponto.


  1. NOSSO CORPO É MORADA DE DEUS.

O cuidado com o nosso corpo é igualmente importante por ser ele uma habitação de Deus. Não podemos ser levianos nesse cuidado, pois uma vez que somos revela que não nos importamos com a glória de Deus que deve ser refletida através do corpo.

Vamos olhar para I Coríntios 6:19,20. Em seu contexto, Paulo, antes de tudo, está se referindo à imoralidade sexual. Corinto era uma cidade hedonística3. E Paulo nessa passagem se refere ao que significa ser cristão em relação a sexualidade. O interesse de Paulo é ensinar os cristãos acerca do uso certo do corpo pelo propósito certo. Pois nosso corpo é o santo dos santos onde a Glória de Deus se manifesta e, destarte, tem importância para o Senhor. Assim, nosso relacionamento com o Senhor não é apenas espiritual, mas também físico.

Da mesma forma que o tabernáculo era um símbolo da igreja e a arca um símbolo de Cristo, assim, por onde andarmos, levaremos conosco a gloriosa presença de Cristo, pois ele habita em nós (Cl 1.27)4.

Contudo precisamos colocar de lado a ideia, tristemente ainda em voga, de que somos apenas a parte espiritual, que apenas ela importa e não um todo, espiritual e material, e de acordo com essa crença rejeitar o cuidado do corpo. É porque temos o espírito de Deus vivendo em nós, e pelo fato de Jesus ter morrido por nós, que precisamos honrar a Deus com nosso corpo. Nosso corpo, não apenas nossas almas ou espírito, foram comprados por um bom preço, isso definitivamente se refere à morte de Jesus na cruz.5 E em consequência nosso corpo e espírito estão intrinsecamente ligados.

Fomos criados para honrar a Deus; fomos comprados por um bom preço. Essa é a maravilhosa verdade. E diante dela, Paulo adverte: Portanto, honrem a Deus com o seu corpo.6 Charllies escreve: “Seu corpo não é seu. Seu corpo é de Deus, para ser tratado como ele exige, para estar comprometido com o serviço dele.”7


  1. NOSSO CORPO É REDIMIDO POR DEUS

Certamente nossa parte material importa da mesma forma que a espiritual. Ao falar da obra da redenção jamais podemos excluir suas implicações quanto ao nosso corpo.

O próprio apóstolo Paulo, em I Co. 15. 51-54, diz que nossos corpos ressuscitarão, desta forma os efeitos do pecado serão removidos, e eles serão semelhantes ao corpo do Cristo ressurreto.8 Nosso corpo será glorificado para desfrutar das promessas em Cristo.

Percebam, Jesus morreu corporalmente e corporalmente ressurgiu dos mortos. E isso claramente revela que há algo de importante sobre nossos corpos. É como N. T. Wright escreve: “O ponto da ressurreição é que a vida corporal atual não é inútil apenas porque ela morrerá. O que você faz com seu corpo no presente é importante porque Deus tem um bom futuro reservado para ele.”9

Não obstante esse fato bíblico revelador, muitos nas igrejas evangélicas compram e vendem a ideia da Filosofia Gnóstica de que o espírito é bom, porém o físico é mal. Mas a ressurreição de Jesus nega absolutamente essa possibilidade. Portanto o corpo de Cristo e corpo dos crentes são eternos.10 Assim, a natureza eterna do corpo do crente deve afetar seu comportamento atual.11

Aguardamos o dia em que todas as promessas divinas se cumprirão, e os efeitos do pecado serão definitivamente removidos, e nossos corpos glorificados serão semelhantes ao corpo do Cristo ressurreto. (Fl. 3.20.21)


CONCLUSÃO

Portanto, honrar a Deus com o nosso corpo é uma questão de mordomia, honrá-lo com o que ele nos deu, este é o caso do nosso corpo. Vamos lembrar que mordomia é conhecida pelo ato de condução, supervisão e gerenciamento de algo, especialmente o cuidado responsável de algo que foi dado a nós. Cuidemos do nosso corpo que foi dado a nós pelo Senhor Deus.


1 Gn 1.26. Bíblia Nova Versão Transformadora (NVT).

2 Aqui optei pela Bíblia Sagrada BKJ 1611, por achar uma tradução poderosa do texto.

3 Praticante do hedonismo, esse determina que o bem supremo, o fim último da ação, é o prazer. Tem no filósofo Epicuro seu principal representante.

6 I Co.6.20 (NVT)

8 Fl. 3.20,21

10 I Co. 15.42-49 Nosso corpo não terá fim.

11 Study Bible English Standard Version (ESV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário