quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Uma maneira simples de encorajar seu pastor





By Kevin Deyoung
Eu decidir escrever este post agora enquanto ainda me restam quatro semanas para terminar minha licença dos estudos de verão, assim, isso que estou fazendo pode ser visto como um comentário geral sobre o ministério pastoral e não trama para mais elogios do meu povo. Eu sirvo uma grande igreja e nada neste curto espaço deve ser lido como uma reclamação clandestina.
Advertências no lugar, há uma coisa simples e muito importante que você pode fazer para encorajar seu pastor: diga-lhe que você está grato por sua pregação.
Eu não estou falando sobre afagar o ego de seu pastor, apenas para fazê-lo (ou você) sentir-se bem. Eu não estou falando de elogio superficial. Não estou falando sobre bajulação inútil. Não fale nada a seu pastor que realmente não queira.
Mas, se o sermão do seu pastor ajudou você a ver mais de Jesus, ou ajudou você a voltar do pecado, ou te ajudou a compreender melhor a Bíblia; ajudou você a ser um cônjuge melhor ou te ajudou a confiar em Deus no meio do sofrimento, ou ainda, mexeu com suas afeições para as coisas da glória, conte a ele. Não precisa ser toda semana ou mesmo todo o mês. Mas quando apropriado e legitimo, conte a ele. Pode ser curta com e-mail de duas frases ou uma conversa de dez segundos na porta. Apenas diga algo como “eu continuo a crescer como um cristão por causa de sua pregação” ou “eu tenho aprendido demais acerca da Bíblia durante as últimas series de sermões”.  Um pouco de encorajamento vai muito mais longe do que você imagina. Eu não digo isto porque os pastores têm o trabalho mais duro no planeta. De muitas maneiras é o trabalho mais privilegiado no planeta. Somos pagos (a maioria de nós) para estudar a Bíblia, falar para as pessoas sobre Jesus, orar com gente em situações difíceis, e, no geral, fazer certos tipos de coisas que os cristãos tentam fazer quando eles não estão trabalhando em um emprego normal. Mas ser pastor é único em que cada semana do nosso trabalho – e realmente nosso coração e alma – é posto em exposição para todos verem, apreciar ou dormir. É natural que um pastor goste de saber de vez em quando (e mais, assim como o tempo continua) “Como estou indo?”.
Na maioria das vezes, não penso que a questão se confunde ao redor da cabeça do pastor por causa do narcisismo, baixa autoestima, ou ambição egoísta. Eu penso que a maioria dos pastores genuinamente não tem ideia se estão fazendo qualquer diferença na vida de seu povo. Com certeza, há conversões dramáticas aqui e ali, e sem dúvida, membros estão constantemente animados e encorajados. Mas em geral, acho que ministros gastam muito tempo silenciosamente querendo saber se estão testemunhando no escuro.
Possivelmente alguns deles (alguns de nós) estão. Não há dúvidas, existem homens no ministério que serve melhor o reino fazendo algo a mais. E ainda, eu imagino que a maioria dos pastores não devem deixar o pastorado. Eles estão trabalhando duro. Estão usando qualquer dos dois ou cincos talentos que lhes foi dado. Eles ainda amam a Deus, amam seu povo e amam a Bíblia. Mas eles não estão certos de estarem realmente fazendo a diferença. Isso é porque, eu penso, que muitos pastores olham nos orçamentos, construções e nádegas no banco da igreja. Isso é quantificável! É mensurável! É algo para reafirmar o coração pastoral vacilante: “Olhe, você não está desperdiçando seu tempo (e deles)”.
Assim, alguma vez no mês – se há algo de valor a elogiar no sermão do pastor – vá em frente e comente para ele, pessoalmente e prazerosamente, à partir de seu coração.
Não se preocupe com sua cabeça ficando muito grande. O Senhor sabe como manter seus pastores humildes, assim, você pode se preocupar em manter seu pastor. Quem sabe qual é a época da dúvida que seu ministério pode estar enfrentando? Quem sabe qual é o desencorajamento que constantemente o incomoda? Quem sabe o quão próximo ele pode estar de deixar o ministério (por resignação tranquila ou por escândalo público)?

Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fl 4.8). E se o sermão do seu pastor -- mesmo uma vez durante um período – cair na categoria de “aquelas coisas”, dê graças a Deus. E considere, deixando seu pastor ciente que você fez.

FONTE: http://www.thegospelcoalition.org/blogs/kevindeyoung/2015/07/28/one-simple-way-to-encourage-your-pastor/

tradução: Eudmarly Sena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário