quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Lado Inútil da Teologia




   Bem, o tema parece que meio intrigante, pois podemos inquirir; existe um lado inútil da teologia? Penso que sim, mas vale lembrar que esse lado não é próprio dela, são os próprio estudantes de teologia que fazem esse lado emergir. Quando um cristão se debruça a estudar teologia, o que é ótima coisa, deve ele considerar que não estuda, apenas, para encher a mente de conhecimento, mas também, encher o coração de Deus. 

   O problema não é o estudar teologia, mas sim o praticar a teologia estudada (ortodoxa, é claro), pois, por vezes, os homens não sabem lidar com o conhecimento que adquirem, o problema, portanto, não está no conhecimento, mas na má utilização deste. Na verdade, o conhecimento teológico, sem vida prática cristã, revela o lado inútil da teologia. Por teólogo entendemos serem todos os cristãos, partindo do pressuposto  de que todos aqueles que versam sobre Deus e refletem sobre suas obras são teólogos, isso pelo menos de uma forma ampla do termo. 

   A questão que se levanta é, como diz Sproul,  "sabermos se somos bons ou maus teólogos", pois mau teólogo traz á tona o lado inútil da teologia, onde não há prática de vida cristã, e tudo o que ele ensina (o professor) ou assimila mentalmente (o aluno) é divorciado de sua vida cristã. Todo cristão é teólogo, mas nem todo teólogo é cristão.

   Esse lado inútil da teologia tem sido crescente, pois os estudantes (alguns, e certamente  a maioria) tem se devotado ao estudo, simplesmente, por motivos escusos, interesses secundários, o fato de algumas vezes forçarem as pessoas a estudarem teologia - pois caso contrário não terá chance no ministério - fazem as salas se encherem de teólogos com corações vazios,  a teologia é importante para quem quer desempenhar um bom serviço para Deus, em qualquer função, porém, ela não deve ser feita como um fim em sim mesma, e sim um meio de servir melhor a Deus e a igreja.

   O lado inútil da teologia deve ser freado, pois embarga muitos de se familiarizarem mais com ela, ao verem "teólogos" sem vida prática cristã, logo julgam ser, a teologia, um mau para o crescimento da igreja, quando na verdade é o contrário, e quando isso acontece a culpa recai, na maioria dos casos, sobre os ditos estudantes de teologia. A teologia, como dizia Lutero, "é a gramática do Espirito Santo" e devemos muito valorizar e incentivar a igreja a cada vez mais crescer no conhecimento teológico, mas na mesma medida incentivar a viver a teologia que assimilam, caso contrário, será inútil. 

    As Escrituras devem ser conhecidas (teologia) porém, também, vividas, é a pratica cristã que nos leva a experimentar o poder de Deus em nossas vidas.
   Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22.29)

Paz em Cristo.

Por Eudmarly Sena




Nenhum comentário:

Postar um comentário