"[...] é permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade regularizar sua vida como
bem entender, de acordo com os novos princípios. Neste sentido, tudo é permitido [...] Como Deuse a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o
único no mundo a viver assim." - F. Dostoiévski - O diálogo com o demônio (in Irmãos Karamazov,
1879)
O jovem estudante Raskolhnikov angustiava-se no seu pequeno quarto, na verdade uma gaiola
desbotada que o sufocava. Ali matutava como um ser dotado de inteligência reconhecidamente
superior, como a dele, estava reduzido àquela vida miserável, sem tostão e sem futuro enquanto que,
naquela mesma cidade de São Petersburgo, a capital do império russo, à bem poucas quadras dali,
uma velha usurária, chamada Aliona IvaOs privilégios do homem excepcional
novna podia entregar-se livremente à exploração de
desgraçados como ele.
Porque não eliminar aquele ser parasitário, inútil, e utilizar-se do seu dinheiro para sair daquela
situação apremiante, salvando também sua mãe e sua irmã, reduzidas ao opróbrio? Foi nestas
circunstâncias terríveis que o jovem estudante desenvolveu sua doutrina do "direito ao crime", na
qual todo aquele que se sente além das convenções tradicionais acerca do bem e do mal, que
percebe-se mais forte do que os demais homens, na verdade tem "direito a tudo", inclusive o direito
de eliminar os que considera estorvantes e prejudiciais ao seu objetivo, pois o homem
extraordinário deve, obediente às exigências do seu ideal, "ultrapassar certas barreiras tão longe
quanto possível".
O surgimento do homem-idéia
Esta é a essência da novela que F. Dostoiévski publicou em 1867 com o título de Crime e castigo.
Uns anos depois ele manifestaria ainda seu fascínio por este tipo de personagem, pelo homem-idéia,pelo ateu que vive de acordo com suas próprias regras, indiferente ao sofrimento que suas ações
possam provocar. Esse personagem típico da era moderna reaparece em Os demônios, de 1870, nas
roupagens do jovem aristocrata, o barin Nikolai Stavroguin. Como líder de um grupo subversivo
(acredita-se que esse personagem tenha sido inspirado no terrorista Netcháiev) que conspira contra
as autoridades no seu lugarejo natal. Para atingir seu fim de atacar a ordem social todos os caminhos
são válidos, inclusive o premeditado e brutal assassinato de um jovem conjurado arrependido.
Tempos antes, quando morava na capital, Stavroguin não hesitou em praticar pequenos roubos e em
molestar sexualmente uma menina.
"Se Deus não existe....."
Pouco antes de morrer, Dostoiévski voltou novamente ao homem-idéia pois entendia-o como a
encarnação maléfica das pulsões modernas; o ateísmo, o liberalismo, o socialismo e o niilismo, queameaçavam sua Santa Rússia ortodoxa. Desta vez esse personagem ressurge nos Irmãos
Karamazov, de 1879, na figura do filho mais velho de Fiodor Karamazov, Ivan. O pai, o velho
Karamazov, um incorrigível libertino, um canalha completo, terminou assassinado por um servo,
seu filho bastardo, chamado Smerdiakov, que confessa a Ivan que o que motivou para o crime foi
um artigo que soube ter ele escrito no qual defendia a idéia de que "se Deus não existe, tudo é
permitido".
Na inexistência de um Criador, de um grande ser moral, o homicida Smerdiakov não se via um
degenerado, nem mesmo um abominável parricida, mas sim um daqueles homem-deus aos quais
tudo é possível. Aterrorizado pela confissão do seu meio-irmão, atacado por culpas mil, Ivan
mergulha numa febre nervosa em que, em meio a uma alucinação, até o demônio dialoga com ele.
O ser ideológico
Dostoiévski foi o primeiro grande nome das letras do século passado a perceber a emergência do
moderno homem-idéia, dos seres ideológicos, os quais vivem, matam e morrem em função de umacausa desvinculada de injunções religiosas. Como cristão convicto, chegando por vezes ao
fundamentalismo, tentou combatê-los fazendo com que, em seus romances, eles se vissem atacados
por terríveis dilacerações depois de terem cometido seus crimes, mostrando-os vítimas de delírios,
de convulsões, tendo sua vida transformada num inferno. O jovem Raskolhnikov entrega-se à
polícia e, na prisão, dá os primeiros passos para reencontrar-se com o Cristianismo. Nikolai
Stavroguin, deixando uma impressionante confissão, suicida-se, enquanto que Ivan Karamazov
simplesmente enlouquece, arrasado pelas conseqüências do seu artigo ateu.
Nietzsche e o super-homem
Nietzsche, porém, um confesso admirador de Dostoiévski, quase no mesmo momento em que o
grande russo baixava à sepultura, em 1881, chegou à conclusões totalmente opostas ao grande russoquando iniciou a redação de Assim falou Zaratustra. A sua concepção de super-homem parece-me
extraída diretamente daquelas novelas.
Ateu militante, Nietzsche tirou as conseqüências últimas do homem-deus, não visualizando para ele
nenhum grande tormento caso ele seguisse o seu ideário até o fim. Ao contrário, previu e enalteceu
o homem-idéia que, em função da sua causa seria uma máquina de insensibilidade, trafegando,
altaneiro, bem acima dos preceitos morais do seu tempo. Fazendo novas regras restritas a uma elite,
o Übermensch teria seu comportamento a amoral regulado apenas pela sua inata vontade de
domínio - Wille zur Macht - e por uma compulsiva sede de vida.
Uma nova ordem
Uma nova casta se formaria em torno de princípios e identificações comuns, uma nova Ordem dos
Templários, composta por seres que não só "saibam viver mais além dos credos políticos ereligiosos, senão que também hajam superado a moral." Podiam fazer o que lhes desse na telha, sem
receio de qualquer tipo de punição supersticiosa. Nietzsche, antes de Freud, aboliu o pecado.
E assim foi feito. Os homens-idéia do nosso século, os nazi-fascistas, os comunistas, os liberal-
imperialistas, transformaram nosso mundo numa grande arena ideológica, eliminando dela tudo
aquilo que, em algum momento, lhes pareceu adverso, dissidente, parasitário, bizarro, nocivo,
atrasado ou banal... a maioria deles sem esboçar um remordimento sequer. Nietzsche, em essência,
nada mais fez do que transpor para a filosofia o discurso do demônio relatado por Dostoiévski, o
que não lhe causou nenhum constrangimento moral, porque, afinal, se Deus não existe, também não
há Satanás.
Nietzsche internado
Consta que Nietzsche foi internado depois de um estranho acidente em que se
envolveu em Turim, em janeiro de 1889. Ao ver da sua janela um pobre Nietzsche (1844-1900)cavalo ser brutalmente espancado pelo dono, interpôs-se entre o carroceiro e o animal, envolvendo-
o com um abraço, beijando-lhe o focinho em lágrimas. Repetia, inconscientemente, a cena descrita
no sonho de Raskolhnikov; quando aquele, ainda criança, enlaça e beija a carcaça ensangüentada de
uma égua brutalizada por um bando de bêbados. Foi a última homenagem de Nietzsche, já demente,
fez à ficção de Dostoiévski. Conduziram-no primeiro para um sanatório na Basiléia, do qual foi
removido para Naumburg, aos cuidados da mãe. Em 1897, com ela morta, sua irmã Elizabeth
levou-o para Weimar, onde faleceu em 25 de agosto de 1900.
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/nietzsche_dostoievski.htm
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