Texto: Mt 28.19,20
Introdução
Alguém que tem consciência sobre a necessidade da Igreja, essa mesma consciência lhe dará o entendimento de que, senão a maior, uma das maiores é a de discipular.
A Chave para o crescimento o crescimento e a multiplicação na Igreja não é outra, senão a de discipular.
Definição
Mas o que é o discipulado? Tony Evans responde: “ Discipulado é aquele processo de desenvolvimento da Igreja local que progressivamente conduz os cristãos da infância para a maturidade espiritual, de tal maneira que se tornam capazes de repetir o processo com outra pessoa”. Posso resumir dizendo: discipulado é a preparação de crentes para gerar outros crentes.
Partindo desse pressuposto entendemos o quanto há importância do discipulado, fazer discípulo, é obra prima no Reino de Deus. Passaremos agora a ver essa importância de modo um pouco mais detalhado, porém antes definiremos o que é um discípulo.
A palavra discípulo tem origem na palavra gr. “mathetes”, é utilizada aproximadamente 270 vezes no evangelho e no livro de Atos. Denota um pupilo que se submete aos processos de aprendizado sob a responsabilidade de um professor.
Já no Antigo Testamento podemos ver exemplificado pelos “filhos dos profetas” que foram aprendizes. Algo paralelo também ocorre mais tarde, no caso de Paulo que foi “criado... aos pés de Gamaliel”.
No Novo Testamento, o termo é usado como uma alusão aos discípulos de João Batista (Mt 9.14), dos fariseus (Mc 2.18) e de Moisés, indicando os adeptos contemporâneos de seus ensinos (Jo 9.28).
A importância do discipulado
Por que o discipulado é tão importante?
- É um mandamento de Jesus (Mt 28.19.20)
- È maneira bíblica e prática do crente ser integrado a Igreja de Deus
- È a maneira mais eficiente para o crescimento do espiritual do cristão
- È maneira natural do crescimento equilibrado da Igreja
Sua Importância nos dias de Jesus.
Os quatro evangelhos colocam uma enfase especial no fato de o propósito do Senhor Jesus foi espalhar o evangelho em todo o mundo. Para alcançar esta missão, Jesus escolheu seguidores como seus agentes, os quais ele “discípulou', isto é ensinou, treinou e testou para chegarem a um alto grau de caráter e responsabilidade.
Jesus formou discípulos para cumprir a sua missão na terra. Seu trabalho de treiná-los foi um elemento indispensável no seu ministério. Jesus dedicou-se a levantar seguidores que tivessem as qualidades e capacitações necessárias para continuar a tarefa que ele mesmo começou (Jo 20.21).
Não há razão para supor que, sem este passo tão cuidadosamente concebido nós teríamos conhecido o Evangelho.
Sua Importância nos dias dos apóstolos
No livro de atos, encontramos o apóstolo Paulo na sua primeira viagem missionária, “fortalecendo a alma dos discípulos” (At 14.22). Os apóstolos por terem aprendido com aquele que é Mestre por excelência, também não deixavam de continuar com o discipulado.
Em At 6.2, os doze convocam os discípulos priorizando a Palavra, justamente a ferramenta que dá equilíbrio e maturidade ao discípulo. Mais a frente no verso 7 do referido capitulo, registra crescimento do ensino e multiplicação dos discípulos.
Sua Importância hoje.
Fazer discípulos continua sendo o modus operandi indispensável para se cumprir a missão que Cristo nos entregou (Mt 28.19,20)
Formar discípulos é parte de equipar os santos para seu ministério (Ef 4.11), visto que os capacita para cumprir a função para a qual foram chamados. O cristão almeja ser semelhante a Jesus, e quando o discípulo “for bem preparado será como o seu mestre” (Lc 6.40)
Conclusão
Uma Igreja formada de membros que não foram discípulos demonstra características de imaturidade. Crianças não se reproduzem, e se por acaso, fossem colocados bebês sob os seus cuidados, elas não teriam capacidade de conduzi-los para uma vida bem ajustada.
BIBLIOGRAFIA
Manual Básico de Evangelismo e Discipulado-2º edição- 2010- Rayfran Batista
Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD)
Teologia da Igreja (uma Igreja segundo os propósitos de Deus) Shed Publicações -2004
Do vosso Irmão em Cristo:
Eudmarly Sena Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário