terça-feira, 1 de setembro de 2015

Por que todos os cristão devem se importar com Teologia Sistemática



by Peter J. Gentry and Stephen J. Wellum.

O que é teologia sistemática?

Teologia bíblica fornece a base para compreensão de como textos em uma parte da Bíblia tem relação com todos os outros textos, segundo a intenção de Deus, a qual é descoberta pelos autores humanos, mas,  em última análise, no nível canônico. No fim, teologia bíblica é a tentaiva de pensar por meio de “todo o conselho de Deus”, e fornece a base e o sustento para toda a teologização.

Se isto é o que a teologia bíblica é, então, o que é teologia sistemática? Assim como “teologia bíblica”, há várias ideias quanto ao que a “teologia sitemática” é. Não é necessário escavar dentro de todas aquelas visões diversas; antes, vamos simplesmente declarar como concebemos a disciplina. Para nossos propósitos, vamos utilizar a definição dada por John Frame: Teologia Sistemática é “ a aplicação da Palavra de Deus por pessoas à todas as áreas da vida”1.


2 Componentes chave

Em nossa visão, isto envolve pelo menos dois componentes chave.

Primeiro, a fim de aplicar a Escritura adequadamente, devemos primeiro interpretar a Escritura corretamente, o que exige a prática da teologia bíblica, como já foi descrito. Por isso que afirmamos que teologia bíblica é a base para toda teologização, uma vez que não fazemos teologia, a menos que compreendamos como o canôn inteiro das Escriutaras se encaixam.

Segundo, teologia sistemática vai mais longe do que a teologia bíblica, uma vez que envolve a aplicação da Escritura em todas as áreas da vida. Teologia sistemática, então, inevitavelmente, envolve construção teológica e formulação doutrinária, fundamentada na teologia bíblica e feita à luz da teologia histórica, mas também envolve interação com todas as áreas da vida – história, ciência, psicologia, ética, e assim por diante.

Formação da cosmovisão

Ao fazê-la, a telogia sistemática leva para formação de cosmovisão à medida que procuramos definir o quadro bíblico teológico da Escritura contra todas as outras cosmovisões e aprender a “pensar os pensamentos de Deus segundo Ele” , mesmo em áreas que a Bíblia não trata diretamente. Neste importante modo, teologia sistemática apresenta uma cosmovisão bem pensada, contra todos os concorrentes, assim, ela procura aplicar a verdade bíblica para cada domínio da vida.

Como uma displina ela também é crítica buscando avaliar ideias dentro e fora da igreja. Fora da igreja, a teologia sistemática assume uma função apologética de como ela, em primeiro lugar, coloca a fé adiante para ser acreditada e defendida, e, então, critica e avalia visões que rejeitam a verdade da Palavra de Deus. Deste modo, a apologética é corretamente um subsistema da telogia sistemática. Dentro da igreja, a teologia é crítica por analizar propostas teológicas, primeiramente em termos de seu encaixe com a Escritura e, em segundo lugar, em termos de suas implicações para outras doutrinas. Em todos estes aspectos, a teologia sistemática é a disciplina a qual tenta “levar cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (ver 2 Cor. 10:1-5), para o nosso bem como igreja e, principalmente, para a glória de Deus.

Como, então, devemos pensar sobre o relacionamento entre teologia bíblica e sistemática? Em nossa visão, teologia bíblica é primariamente uma disciplina hermenêutica, uma vez que procura adequadamente dividir a Palavra de Deus (2 Tm 2:14-15). È por esta razão que as conclusões da teologia sistemática devem, em primeiro lugar, ser fundamentadas nas conclusões exegéticas da teologia bíblica.

Mas então a teologia sistemática vai mais longe: com base na teologia bíblica, ela tenta construir o que precisamos acreditar da Escritura para hoje, criticar outras propostas teológicas dentro da igreja, e também as falsas ideias das cosmosvisões não cristãs, de modo que apredamos à cada dia sob o senhorio de Cristo.


1John M. Frame, The Doctrine of the Knowledge of God (Phillipsburg, NJ: P&R, 1987), 76.  
(Esse livro é editado, aqui no Brasil, pela Editora Cultura Cristã como "Doutrina do Conhecimento de Deus, A - Teologia do Senhorio"

Tradução: Eudmarly Sena

Fonte: CROSSWAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário