sexta-feira, 24 de julho de 2015

4 Coisas que Deus diz aos solteiros



Cerca de 35% dos membros adultos da igreja, na Inglaterra, são solteiros, assim, claramente o assunto de celibato tem interesse pessoal considerável para muitas pessoas em nossas igrejas. Cada solteiro terá uma experiência diferente. Há anos de diferença. Ser solteiro aos 20 anos é muito diferente de ser solteiros aos 30, 40, ou 70 anos. Há circunstâncias diferentes: alguns nunca foram casados, enquanto outros são divorciados, viúvas ou viúvos. Há experiências diferentes: alguns escolheram ser solteiros e estão basicamente contente; outros desejaram estar casados e se sentem frustrados. 

O que a bíblia diz para todas estas pessoas?
1.     O Celibato é um dom de Deus.
Muito de nossa sociedade está estruturada em torno de casais. É geralmente assumido que adultos terão um parceiro e que há algo bastante estranho acerca deles se não fizerem por algum período de tempo. Oscar Wilde resumiu a visão de muitos: “O celibato é a única perversão sexual conhecida”.
Nada há nada de novo nesta visão negativa do celibato. No primeiro século, Rabbi Eleazar, disse, “Qualquer homem que não tem esposa não é um homem preparado”. O Tamuld foi ainda mais longe: “O homem que não é casado aos 20 anos está vivendo em pecado”. Dado esse pano de fundo, é surpreendente como é positivo o Novo Testamento acerca do celibato. Paulo fala dele como um “dom” (1 Cor 7.7), e Jesus diz ser bom “para aquele a quem foi dado” (Mat 19.11)
Um amigo meu, uma vez pertencido a um grupo da igreja de jovens adultos “Casais e Sobressalentes”. Pessoas solteiras podem ser feitas para se sentir como partes de reposição em suas famílias, grupos sociais e igrejas. Um homem foi, então, farto para ser perguntado “Você ainda está solteiro?” a isso ele começou responder, “Você ainda está casado?” Podemos resistir à implicação que o celibato é segunda opção. A Bíblia não diz assim. Casamento é bom, mas também o celibato: foi dado à alguns.
Mas e se eu acho que não tenho o dom do celibato? Eu não acho fácil ficar sozinho, e desejo casar; isso significa que estou experimentando uma “segunda opção”? Não. Quando Paulo falou do celibato como um dom, ele não está falando de uma capacidade particular que alguém possui para ser contentemente solteiro. Em vez disso, ele está falando do estado de ser solteiro. Tanto anseia quanto você o tem, é um dom de Deus, exatamente como será o casamento se você já o recebeu. Devemos receber nossa situação em vida, seja celibato ou casamento, como dom da graça de Deus para nós.

2.     O Celibato tem vantagens.
Paulo menciona duas vantagens do celibato em 1 Coríntios 7:
. Pessoas solteiras são poupadas das dificuldades do casamento. Há muitas grandes bênçãos no casamento, mas há dificuldades também. Compreensivelmente, casais cristãos não conversam sobre as dificuldades no casamento que eles enfrentam, o que pode dar aos solteiros uma visão cor-de-rosa do casamento. Mas há uma desvantagem mesmo quando o relacionamento de um casal é bom: a vida é mais complicada. Há mais do que uma pessoa para considerar em decisões acerca do uso do tempo, acomodação, feriados, até mesmo um cardápio diário. E há mais do que uma pessoa para se preocupar. Filhos trazem prazer, mas bastante ansiedade também. Casamento traz “muitas dificuldades na vida” e, Paulo diz: “E eu quisera poupar-vos“ (1 Co 7.28). Ele menciona estes problemas aqui, principalmente por causa do comportamento que eles têm sobre o próximo ponto.
. Pessoas solteiras podem devotar mais de si mesmos completamente para a obra de Deus: “Um home solteiro está ocupado com os negócios do Senhor – como ele pode agradar o Senhor. Mas o homem casado está ocupado com as coisas deste mundo -- como agradar sua esposa – e seu interesse está dividido” (1 Co 7:32-34). Uma parte vital da responsabilidade cristã de pessoas casadas é zelar pela sua esposa e filhos. Isso deve tomar tempo, portanto, tempo que não pode ser gasto testemunhando para pessoas, socorrendo em um acampamento, fazendo as finanças da igreja ou lendo uma Bíblia de Estudo. Pessoas solteiras possuem mais tempo para conseguir semelhantes coisas. Não coincidência que muitas atividades na vida da igreja dependem, em larga escala, daqueles que não são casados. Poucos, conscientemente, escolhem ficar solteiros para dedicar mais de si mesmos para a obra do Senhor. A maior parte das pessoas solteiras não tem escolhido o celibato dessa maneira, mas ainda possuem as mesmas vantagens daqueles que tem. Ao invés de focalizar nas dificuldades de ser casado, como alguns fazem, todos devemos fazer a maioria das vantagens do dom de Deus do celibato enquanto o temos.

3.     O Celibato é difícil
    Quando Deus viu Adão sozinho no jardim do Éden, ele disse: “Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn. 2.18). Então, Eva foi criada para satisfazer a necessidade de Adão por companheirismo, e os dois ficaram tiveram um relacionamento ao longo da vida, relação sexual do casamento. Embora o Novo Testamento seja positivo acerca do celibato, não há dúvida que o casamento é considerado norma. É o amoroso dom de Deus para a humanidade e o principal contexto em que o nosso desejo por intimidade é encontrado. Pessoas solteiras são, portanto, plausíveis para lutar com solidão e tentação sexual. Estas lutas certamente são não exclusivas para o solteiro, mas são uma parte importante da condição de solteiro. Alguns buscarão diminui-los por estarem casados. Outros, escolherão ou não casar, ou se sentirão incapazes por causa das suas circunstâncias, personalidade ou atração sexual. Eles estão frente a uma luta por toda a vida como solidão e tentação sexual.
Estas duas batalhas estão intimamente relacionadas. Estamos solitários, estamos mais solitários para lutar com fantasia sexual e cair em pecado. Nós precisamos ser ativos em buscarmos ajuda nestas áreas. Não fomos projetados para ser de nós mesmos, e se nós não somos casados, quer no curto ou longo período, devemos buscar satisfazer nossa necessidade por intimidade em outros relacionamentos. Que significará tomar a iniciativa mantendo contato íntimo com amigos e família. E, devemos ser autodisciplinados em “fugir da impureza” (1 Co 6.18).  Geralmente ajuda ter um ou dois amigos íntimos a quem podemos confiar nesta área.

4.     O Celibato não é permanente
Muito que estão atualmente solteiros casarão um dia. Outros permanecerão solteiros ao longo de suas vidas. Mas, não é solteiro para sempre. Casamento humano reflete o casamento que Deus deseja desfrutar com seu povo para sempre. A Bíblia fala de Jesus como o noivo que vai um dia retornar para tomar sua noiva, a igreja, para estar com ele na nova perfeita criação. Naquele dia toda dor vai desaparecer, incluindo a dor de um difícil casamento ou solteirismo. Deus enxugará toda lágrima de nossos olhos e um grande grito será ouvido: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap. 7.17: 19.7).
Após termos falado sobre o céu, um senhora solteira, já idosa, disse-me: “Eu não posso esperar par ao dia do meu casamento!”. Devemos compartilhar a mesma esperança. E ainda podemos experimentar algo desse casamento intimo aqui, sobre a terra, pela obra do Espirito Santo em nossas vidas.       Relacionamento humano importa, mas não é tão importante quanto nosso eterno relacionamento com Jesus.

Uma palavra àqueles que são solteiros:
Obrigado pelo dom do celibato. Qualquer que seja sua experiência do celibato, aceite-o como dom de Deus e faça o melhor do mesmo enquanto você o tem.

Todos podem ser piedosos. É fácil para aqueles que são solteiros cair para dentro de um egoísmo, centrado em seu próprio estilo de vida e em pecado sexual, quer em pensamento ou ação. Seja autodisciplinado e responsável para outros.

Mantenha seus olhos fixados no céu. É nosso relacionamento com Cristo que finalmente importa.

Uma palavra final àqueles que são casados:

Não pense do celibato como uma segunda opção. Pregador e autor cristão, John Chapman, falou de amigos levando-o para longa caminhada, e dizendo-lhe que deveria ser casado. Ele comentou: “ Teria sido uma grande ajuda se eles tivessem lido a Bíblia, não teria?

Lembre-se que sua família é a igreja inteira. Não deveria haver pessoas solitárias em nossas igrejas. Precisamos estar abrindo nossas casas uns para os outros, e se relacionar uns com o outros, não apenas no núcleo familiar, mas na família igreja.

Matenha seus olhos fixados no céu.  Casamentos humanos importam, mas não durará sempre (Mc 12.25). Nosso relacionamento com Cristo deve vir em primeiro.


Tradução: Eudmarly Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário